domingo, 30 de maio de 2010

Buquê


De acordo com o site português http://www.exponoivos.pt


As Origens do Bouquet


“A tradição do bouquet prende-se essencialmente com a vida, associando-se à fertilidade e funcionavam como forma de proteção. Os primeiros bouquets de noiva incluíam não só flores, mas também ervas e especiarias. Cada elemento tinha o seu significado: o alho para espantar os maus espíritos; a hera afigurava a fidelidade; os lírios a pureza, etc.. Na Antiguidade Clássica o bouquet era feito de alho, ervas e grãos, protegendo-se assim dos maus espíritos e proporcionando uma união fecunda. Ainda em Roma, atiravam-se pétalas de flores à noiva, no seu trajeto, pois dar-lhe-ia sorte e carinho. Na Idade Média, com a chegada de flores exóticas os bouquets começaram a tornar-se mais sofisticados. Na Polônia antiga metia-se açúcar no bouquet de modo a que o temperamento da noiva se mantivesse doce.

No decorrer da cerimônia era tradição a noiva atirar o bouquet para um grupo de solteiras, sendo que quem o apanhasse seria a próxima a casar. Atualmente a tradição ainda se mantém mas com algumas diferenças. As noivas geralmente levam um bouquet menor de modo a não se desfazerem do seu.”

Esse último detalhe deve acontecer lá em Portugal..srsrs..Mas achei muito bacana as ervas...alecrim, manjericão, hortelã, erva-doce, capim cidreira, e eu vejo até um boldo ali! Olha lá , não tô inventando !É pra no dia seguinte, jogar o bouquet na panela com água e fazer um chá de ervas para beber e tomar um banho-espanta-mal-olhado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário